sexta-feira, 22 de julho de 2011

Servas - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos

Servas promove, até o dia 28, em Araxá, capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos de instituições de mais 18 municípios da região

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) começa, nesta segunda-feira (25/07), novas capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Araxá. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu e Araxá. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade, atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs. Além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.

Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação está sendo promovida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

"O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem", avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa: "Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários".

Instituições atendidas

Esta é a segunda capacitação realizada no pólo de Araxá para atender as entidades de assistência ao idoso na região. Na primeira, oferecida de 11 a 14 de julho, foram atendidas 19 entidades de: Arapuá, Casa de Repouso São Vicente de Paulo; Araxá, Recanto do Idoso de São Vicente de Paulo; Araxá, Associação Evangélica Lar Ebenézer; Araxá, Obras Assistenciais Eurípedes Barsanulfo; Campos Altos, Vila Vicentina de Campos Altos SSVP; Conquista, Conferência Vicentina de Nossa Senhora de Lourdes; Estrela do Sul, Asilo São Vicente de Paulo de Estrela do Sul; Frutal, Assistência Soc. Pio XII/ Asilo Pio XII; Guimarânia, Asilo São Vicente de Guimarânia; Ibiá, Vila Padre Agostinho Klinger DA SSVP; Lagoa Formosa, Casa de Repouso Obra Unida a SSVP de Lagoa Formosa; Nova Ponte, Lar dos Idosos Padre Panfílio; Perdizes, Asilo São Vicente de Paulo; Rio Paranaíba, Casa de Repouso Confrade Antônio do Carmo Pimenta; Sacramento, Lar São Vicente de Paulo; São Gotardo, Asilo São Vicente de Paulo.

De 25 a 28 serão capacitados dirigentes e cuidadores de idosos de 21 instituições de: Araxá, Associação Evangélica Lar Ebenézer; Araguari, Abrigo de Velhos Cristo Rei; Cachoeira Dourada, Casa Lar São Francisco de Assis; Campina Verde, Asilo Padre João Anesi; Canápolis, Abrigo dos Velhos Desamparados João Pedro Valadão; Capinópolis, Abrigo Frederico Ozanan; Carmo do Paranaíba, Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia de Carmo do Paranaíba; Itapagipe, Abrigo Jerônimo Paulo Assunção; Iturama, Abrigo do Idoso Sol Nascente; Limeira do Oeste, Lar São Pedro; Monte Carmelo, União Alan Kardec/Lar dos Idosos; Prata, Lar São Vicente de Paulo-Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo; Santa Vitória, Lar dos Idosos Dionísio Souza Santos; Tupaciguara, Asilo São Vicente de Paulo; Uberaba, Comunhão Espírita Cristã/Lar André Luiz; Uberaba, Lar da Caridade/ Hospital do Pênfigo; Uberaba, Lar dos Idosos Dona Ines Maria de Jesus; Uberlândia, Lar Espírita André Luiz; Uberlândia, Legião da Boa Vontade/Lar Alziro Zarur.

Polo – Araxá
Data: 25 a 28 de julho
Horário: 8h às 18h
Local: SESC - Rua DR. Edmar Cunha 150 (próximo ao Parque de Exposição) - Telefone-(34) 3661-4683.

Angela Labanca | Comunicação | Servas

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura