quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vem aí o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra

Projeto leva cinema ao ar livre a localidades do Circuito da Canastra e Quinteto Villa-Lobos, pela primeira vez, a Araxá.

Cidade pólo do Circuito da Canastra, Araxá foi escolhida para abrir o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra, evento que acontecerá com entrada franca entre os dias 26 e 28 de agosto também em mais duas localidades da região, Tapira e São João Batista.

A primeira edição do Festival, que aconteceu ano passado no município de São Roque de Minas, contou com a participação de artistas reconhecidos e teve um público estimado em mais de 2.500 pessoas.

Para esta 2º edição, o Festival vai oferecer apresentações de diversas manifestações como cinema e música popular, possibilitando o acesso de todas as camadas sociais às atividades realizadas. O objetivo é promover uma movimentação cultural numa das regiões mais importantes do Brasil, berço do Rio São Francisco, inserindo novas localidades associadas ao Circuito da Canastra.

A novidade para esta 2º edição é o "Cine SESC Canastra", circuito de cinema que exibirá o longa-metragem nacional "Tapete Vermelho", do diretor, Luiz Alberto Pereira, e estrelado pelo ator, Matheus Nachtergaele. O filme conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele), um homem simples do campo, que para pagar uma promessa, decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. 

As exibições nas três localidades serão precedidas por show receptivo do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, que se apresentam em trio, com repertório aderente à proposta do filme.

O Festival contará também com concerto do Quinteto Villa-Lobos, que fará apresentação inédita em Araxá. Grupo carioca de prestígio internacional fundado em 1962, e que possui 16 discos gravados. A atual formação musical está junta há 13 anos.

De acordo com o idealizador e produtor do Festival, Marcelo Mamede, as atrações que farão parte desta 2º edição retratam e valorizam o jeito de ser de nosso povo, respeitando sua cultura e referências estéticas, além de preencher uma lacuna: duas das localidades não possuem salas de cinema e Araxá, apenas uma sala de exibição cinematográfica.

"Todas as atrações fazem referência à Brasilidade, ou seja, ao jeito de ser de nosso povo, representado muito bem no filme Tapete Vermelho e nas apresentações musicais escolhidas. O Quinteto Villa-Lobos possui um repertório inspirado em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, entre outros", explica Marcelo Mamede.

A 2ª edição do Festival de Inverno da Serra da Canastra é apresentada pelo Ministério da Cultura e CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. É uma realização da Moinho Cultural, SESC/MG – Unidade Araxá e tem como parceiros: Circuito da Canastra; Fundação Cultural Calmon Barreto; e as Prefeituras de Araxá, São Roque de Minas e Tapira.

Confira a programação completa:

ARAXÁ (Fundação Cultural Calmon Barreto)
26/08 - sexta
Cine SESC Canastra
19h MÚSICA: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira
20h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele
27/08 - sábado
CONCERTO
20h Quinteto Villa-Lobos (RJ)

SÃO JOÃO BATISTA DA SERRA DA CANASTRA
Praça Cristino José Ferreira
27/08 - sábado
Cine SESC Canastra
19h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele
21h MÚSICA: Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

TAPIRA
28/08 - domingo
Cine SESC Canastra
19h MÚSICA: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira
20h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele

Para conhecer mais sobre o evento participe de nossas redes sociais:

Douglas Luzz e Michele Borges | Ciclo
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura