sábado, 27 de março de 2010

Centro Vocacional Tecnológico Araxá abre inscrições para cursos

 'Gestão Empreendedora de Pessoas: Motivação Organizacional' e 'Metodologia da Pesquisa' 

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Araxá está com inscrições abertas para dois cursos: "Gestão Empreendedora de Pessoas: Motivação Organizacional" e "Metodologia da Pesquisa Científica".

O curso "Gestão Empreendedora" irá abordar aspectos como liderança, ética e motivação de equipes. O conteúdo também mostrará como articular os recursos tecnológicos, materiais, financeiros e humanos das empresas. As aulas acontecerão aos sábados (dias 10, 17 e 24 de abril e 08 de maio), das 10h às 13h. A capacitação é voltada aos profissionais das áreas de administração e recursos humanos, além de empresários e interessados. 

Direcionado aos universitários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a capacitação "Metodologia da Pesquisa Científica" tem por objetivo mostrar aos alunos as etapas para o desenvolvimento do TCC, bem como o valor do método e da ética na produção de conhecimento científico. As aulas acontecerão de 05 a 26 de abril, das 19h às 22h. 

Os dois cursos terão carga horária total de 11h, sendo 9h presenciais e 3h a distância com conteúdo disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O CVT de Araxá é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. 

Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Hoje, a Rede conta 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir o maior programa de inclusão digital e social do País. Aproximadamente 300 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes. 

Centro Vocacional Tecnológico Araxá
Avenida Amazonas, nº 200 - São Geraldo
(34) 3662-3929

 Agência Minas

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta 2010

Estamos no Clima de Hora do Planeta
 
Poderia ser apenas por uma hora, mas vamos parar até segunda-feira dia 29.
São três anos de atualização ininterrupta, em alguma das nossas edições na web.
 
Vamos parar todas as máquinas por  dois dias para retornar com força total.
 
E lembrem-se dia 27 sábado às 20:30 apague a luz por 60 minutos. Pare por 60 minutos. Medite por 60 minutos.
 
O Planeta inteiro agradece

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

19 capitais brasileiras engajadas e programação intensa

na Hora do Planeta 2010 

Com as recentes adesões de Belo Horizonte, João Pessoa, Florianópolis e Salvador, o número de capitais na Hora do Planeta sobe para 19. O Estado do Espírito Santo também manifesta seu compromisso com a Hora do Planeta. 

Confira a programação de cada cidade para celebrar a preservação do planeta.  

A noite de 27 de março está chegando e o Brasil se prepara para participar da Hora do Planeta 2010.  Até esta sexta-feira (26/3), 72 cidades - entre as quais 19 capitais - em 20 estados do país, estão engajadas no movimento global e irão mobilizar seus moradores, desligar as luzes de monumentos e organizar eventos.  Os governos do estados do Acre, Minas Gerais e Espírito Santo também aderiram ao movimento. 

Mas além das prefeituras das cidades, há muita gente fazendo a sua parte da maneira como pode e pensando em alternativas interessantes para fazer no apagar das luzes. O resultado disso é que não vão faltar bons programas para a Hora do Planeta.  

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, primeira cidade a aderir, acontece o evento oficial da Hora do Planeta 2010, no Jardim Botânico. A solenidade contará com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e do prefeito Eduardo Paes, que desligarão o interruptor simbólico das luzes da cidade maravilhosa. O grupo Intrépida Trupe fará apresentação para os convidados.  

Fora do Jardim Botânico, muitas outras atividades vão acontecer para celebrar a Hora do Planeta com o apagar das luzes da orla de Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Fiocruz, Jockey Club, Arpoador e Monumento dos Pracinhas. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, acontecerá uma vigília à luz de velas e os restaurantes Zazá Bistrô, Via Sete e Restô Ipanema  terão pratos, promoções e até decoração especiais para a noite.  

No Sesc Madureira e Tijuca, dois espetáculos de teatro temáticos serão apresentados à meia luz. Já a Fundação Planetário, na Gávea, convida os visitantes para uma Observação do Céu gratuita. O hotel Marina e a rede Hotels Internacional também estão com programações especiais.  Como o esporte não poderia faltar no Rio de Janeiro, a acadêmia Cia Athletica irá realizar um aulão de spinning à luz de velas. 

São Paulo

Na capital paulista, o evento oficial da Hora do Planeta, aberto ao público, será no Parque do Povo e contará com a apresentação do coral do Instituto Bacarelli formado por crianças da favela de Heliópolis em São Paulo. Para jantares românticos, as opções são o restaurante América e a Bendita Hora Pizzaria. Para quem gosta de malhar, a Academia Gustavo Borges aderiu ao movimento e fará um minuto sem luz durante a festa de comemoração da unidade Morumbi. Para quem estiver de passagem na cidade e hospedado no Sheraton São Paulo WTC hotel, a melhor opção é fazer uma massagem à luz de velas nos bangalôs à beira da piscina. Já quem vai estar no litoral, uma boa pedida é visitar o restaurante ecológico do Mc Donalds em Bertioga, que oferecerá programação recreativa aos clientes.

Os monumentos que serão apagados na cidade de São Paulo: Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Obelisco, o auditório do Parque do Ibirapuera e algumas luzes do próprio parque.

Brasília:

Na capital federal, a Câmara dos Deputados e o Senado  aderiram à Hora do Planeta e irão desligar as luzes de seus prédios na noite de 27 de março.  E como Brasília não é só o centro da política nacional, algumas programações culturais também irão animar a cidade. Para quem gosta de rock, a opção é ir ao Café da Rua 8 e ouvir boa música no escuro. O Terraço Shopping oferecerá uma oficina de percussão com materiais reciclados e ainda uma aula de spinning no escuro ao som da banda Patubatê.  Na academia Cia Athlética terá aula de spinning zen e de Yoga, além de um buffet especial.  O bar Mittlealter vai oferecer programação especial com temática medieval e à luz de velas. 

Manaus:

Em Manaus, a prefeitura aderiu à Hora do Planeta e irá apagar o Parque Ponto dos Bilhares e Parque Lagoa do Japiim. Na cidade, as universidades estão comandando a programação. Shows de música acústica, com os grupos Imbaúba e Grupo Musical Infantil Pássaros da Amazônia, acontecerão no campus do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM). Após os shows, os presentes sairão, às 20h30, para um passeio a pé e de bicicleta até a Lagoa do Japiim. A academia Cia Athletica também vai promover uma aula de spinning no escuro.

Além disso, no interior do estado do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está mobilizando seus campi em 24 municípios.  Em Itapiranga, alunos e professores vão fazer uma procissão à luz de velas. Entre 800 e 1.000 pessoas são esperadas no Santuário da Rainha do Rosário e da Paz, de onde partem os fiéis. Em São Sebastião, os jovens farão uma vigília na igreja adventista do município. Em Barcelos, a Hora do Planeta será celebrada com uma cantata na escadaria de uma igreja centenária às margens do rio Negro. Já em Coari, será feita uma apresentação musical, iluminada com velas e latas. 

Curitiba:

Em Curitiba, o evento oficial acontece no Palácio Avenida e é organizado pela prefeitura da cidade em parceria com a Fundação O Boticário e o HSBC, um dos patrocinadores da Hora do Planeta. O coral das crianças do HSBC se apresentará no local durante a Hora do Planeta.   

A programação alternativa na cidade está a todo vapor. Para comer à luz de velas, os restaurantes que terão programação especial são: Fran's Café, Jokers Pub Café, Piola Pizzaria, Jungle Juice e Totopos Gastronomia Mexicana.

Para quem ao invés de ingerir deseja queimar calorias, a Cia Athletica oferece aula de body balance, yoga e spinning, tudo com iluminação de velas e muita música. Duas unidades da academia Gustavo Borges também irão apagar as luzes.

Na 19º edição do Festival de Curitiba, as luzes serão apagadas simbolicamente  durante um minuto antes do início dos sete espetáculos que estarão em cartaz.  

Na cidade de Curitiba, 12 monumentos ficarão no escuro: Teatro do Paiol, Estufa do Jardim Botânico, Fonte Dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Monumento de Bambu na Linha Verde, Fonte da Praça Santos Andrade, Fonte da Praça Generoso Marques, Portal de Santa Felicidade, Pista de Atletismo da Praça Osvaldo Cruz, Cancha Polivalente da Praça Ouvidor Pardinho, Fachada do Paço Municipal, Torre da Telepar.  

Campo Grande:

Em Campo Grande, a Prefeitura Municipal irá desligar a energia de pontos estratégicos da cidade como forma de chamar a atenção para a necessidade de conservação do meio ambiente .  Os monumentos são: Morada dos Baís, Central de Atendimento ao Cidadão, Obelisco, Parque Belmar Fidalgo, Horto Florestal, Parque Jacques da Luz, Parque Tarsila do Amaral e Praça Elias Gadia.

No evento Caminhão da Cultura, que leva apresentações culturais a diferentes regiões da cidade, as luzes serão apagadas por um minuto para simbolizar o início da Hora do Planeta. Para os praticantes de esportes, a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) promove a primeira edição do Projeto "36 Horas de Esporte", que começa às 19h do dia 27. Durante a Hora do Planeta serão apagadas as luzes da Praça de Esportes Elias Gadia e torneios de truco serão realizados à luz de baterias.  

Porto Alegre:

Largo dos Açorianos, Julio de Castilhos (Praça da Matriz), Monumento ao Expedicionário, Fonte Talavera, Viaduto Otávio Rocha, Estátua do Laçador, Estátua de Bento Gonçalves e Praça da Alfândega. Todos esses ícones ficarão sem iluminação no dia 27 de março às 20h30 para a Hora do Planeta.  

Na capital do Rio Grande do Sul, a prefeitura participará de um evento oficial organizado pela rede de lojas Walmart Brasil, um dos patrocinadores da Hora do Planeta 2010, onde o interruptor simbólico das luzes da cidade será desligado. 

Belém:

Em Belém o símbolo da Hora do Planeta será o Mercado São Brás, que ficará no escuro das 20h30 às 21h30. Muita música e a celebração pelo meio ambiente acontecem do lado de fora do mercado. O famoso mercado de peixe Ver-o-Peso também terá suas luzes desligadas.  

Para a noite do planeta, o hotel Hilton prepara uma programação diferente: jantar à luz de velas, luau a beira da piscina, com iluminação de tochas, som acústico de violão e percussão e apresentação de grupo de dança. Quem for até lá ainda poderá provar drinks com nomes bem diferentes preparados para a ocasião: camada de ozônio, efeito estufa, etc. O hotel Crowne Plaza também oferecerá jantar a luz de velas aos hóspedes.  

Rio Branco:

O Horto Florestal e o Palácio Rio Branco são os dois pontos de Rio Branco que ficarão no escuro durante a Hora do Planeta. A pizzaria Piola vai oferecer jantar à luz de velas para aqueles que quiserem aproveitar a ocasião para passear. Além da prefeitura, o governo do Estado também aderiu ao movimento. 

João Pessoa: A capital da Paraíba aderiu e irá apagar as luzes do Paço Municipal e da Estação Ciência, Cultura e Arte. 

Belo Horizonte: Na capital mineira, o relógio do Palácio Municipal e o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficarão no escuro. Além da prefeitura, o governo do Estado também aderiu ao movimento.

Palmas: Na capital do estado do Tocantins, será desligada a iluminação da Praça dos Girassóis

Cuiabá: Os monumentos a serem apagados são o Palácio Dante Martins de Oliveira, Praça Rachid Jaudy, Museu do Morro da Caixa d'Água Velha e o Centro Geodésico da América do Sul, localizado no estado de Mato Grosso.

Fortaleza: O Arco da Praça Portugal, na Aldeota, a Coluna da Hora, na Praça do Ferreira, o Seminário da Prainha, a Estátua de Iracema, na lagoa de Messejana, e o monumento na Praça Régis Jucá ficarão sem iluminação na Hora do Planeta.

Recife: A capital de Pernambuco irá desligar as luzes da Ponte Duarte Coelho e do edifício sede da Prefeitura do Recife.

Vitória: Na capital do Espírito Santo, ficarão no escuro o Morro do Penedo, as torres de transmissão do bairro Jesus de Nazareth e as torres de transmissão do bairro Maria Ortiz. Além da prefeitura, o governo do Estado também aderiu ao movimento.

Goiânia: O Viaduto Latif Sebba, elevado João Alves de Queiroz e o Parque Municipal Flamboyant Lourival Lousa serão os ícones apagados na capital do estado de Goiás.

São Luís: Serão desligados o Palácio La Ravardiere (Sede da Prefeitura Municipal), Memorial Maria Aragão, Fachada da Igreja dos Remédios, Sereia da Praça Dom Pedro II e Monumento da Praça Gonçalves Dias.  

Salvador: A capital baiana celebrará a Hora do Planeta apagando as luzes dos ícones Palácio Thomé de Souza, Elevador Lacerda, Orixás do Dique do Tororó, Poeta da Praça Castro Alves, Cristo da Barra 

Florianópolis: No estado de Santa Catarina, a Praça XV de Novembro, no centro da cidade, e a Ponte Hercílio Luz, símbolo da Ilha, serão desligados para a Hora do Planeta.

Confira todas as cidades que apoiam a Hora do Planeta 2010: Apodi (RN), Barueri (SP), Campo Florido (MG), Campo Grande (MS), Canoas (RS),  Carangola (MG), Castro Alves (BA), Cuiabá (MT) , Curitiba (PR), Fortaleza (CE) , Ibitirama (ES)    , Jumirim (SP), Manaus (AM), Maringá (PR),  Osasco (SP), Palmas (TO),   Pindamonhangaba (SP), Porto Alegre (RS), Porto Ferreira (SP), Rio Branco (AC) , Rio das Ostras (RJ),  Rio de Janeiro (RJ), São Félix do Xingu (PA),  São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), São Vicente (SP), Tarumã (SP),  Taubaté (SP), Tijucas (SC), Viana (ES), Vitória (ES), Wenceslau Braz (PR), Guaporé (RS), Niterói (RJ), Poços de Caldas (MG), Quirinópolis (GO),  Tibagi (PR), Itabirito (MG), Petrolina (PE), Alto Caparaó (MG), Ribeirão Pires (SP), Rio Verde (GO), Itajubá (MG), Martinópolis (SP),  Jacutinga (MG), Bragança (PA), Uberlândia (MG), Itapevi (SP), Mesquita (RJ),  Guaíra (SP), Caucaia (CE), Camocim (CE), Nova Prata (RS), Recife (PE) , Goiânia (GO), Cubatão (SP), Lorena (SP),  Belém (PA), São Luís (MA), Santos (SP), Peruíbe (SP), Camapuã (MS), Arceburgo (MG), São Bernardo do Campo (SP), Barcelos (AM), Condeúba (BA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP), Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).  

NÚMEROS DA HORA DO PLANETA NO MUNDO:

Países/territórios: 125
Cidades: 3.483
Capitais de países: 56
Das 10 cidades mais populosas: 7
Dos 15 países com maior PIB: 15

Em 2010, 36 novos países participam da Hora do Planeta

Novos ícones confirmados que apagrarão suas luzes: catedral de Helsinki e Palácio de Buckimgham (Londres) 

Total de ícones no mundo: 1.277 

Participe você também. Cadastre-se e saiba como aderir e divulgar a Hora do Planeta 2010:

Site oficial e cadastro: www.horadoplaneta.org.br

Kit de mobilização: http://www.horadoplaneta.org.br/divulgue.php

Números da Hora do Planeta no Mundo:

Países/territórios: 121

Cidades: 3.109

Ícones no mundo: 1201

WWF-Brasil
www.wwf.org.br 

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. 

Sobre a Hora do Planeta 

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.  No sábado, dia 27 de março de 2010, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes. 

 

CDN Comunicação Corporativa
SheilaAlbuquerque
www.cdn.com.br

 

 

 

 

 

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

quinta-feira, 11 de março de 2010

Diretores de escolas são recebidos pela equipe da Uniube em Araxá

Fotos Divulgação 
1 - Diretores de escolas de Araxá se confraternizam com equipe Uniube
2 - Luiz Carlos abriu o evento falando da importância das parcerias em prol da educação
3 - Reitor Marcelo Palmério e a secretária municipal de Educação de Araxá, Giovanna Guimarães
 
Diretores de escolas de ensino médio de Araxá  foram recebidos, hoje (11-3),  pela equipe da Universidade de Uberaba (Uniube) para um café descontraído com o objetivo de aproximar, estreitar laços e abrir o diálogo e a troca de experiências, com a presença do reitor da Uniube, professor Marcelo Palmério, da secretária municipal de Educação, Giovanna Guimarães, do coordenador da unidade da instituição em Araxá, Venâncio Ferreira.
 
Luiz Carlos de Souza, do setor de Divulgação da Uniube, abriu o evento  dando boas-vindas aos participantes, além de agradecer a presença de todos destacando a importância da parceria e da integração entre a Uniube e as escolas.  Algumas atividades ganharam destaque durante a explanação, como a boa receptividade do mercado de trabalho para os ex-alunos da universidade. Ele salientou, ainda,  que o Programa de Visitas e a Feira de Talentos são ferramentas utilizadas pela Uniube para desenvolver atividades que facilitem a escolha dos alunos por uma ou outra profissão e que têm surtido efeitos positivos. rofessora Eliane Cordeiro. O evento tem entrada franca, mas a organização pede que as inscrições sejam feitas pelos telefones (34) 3319-8859 ou 3319-8940 – com Diédeles, Thiago ou Marcelo.

 

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação
Universidade de Uberaba (Uniube)


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cemig alerta para a incidência de raios no Estado

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta para a alta incidência de raios nesta época do ano. Durante o período chuvoso, que vai até o mês de abril, ocorre um grande aumento na incidência de descargas atmosféricas. Essa elevação pode colocar em risco a segurança da população e o fornecimento de energia para os consumidores.

 

Minas Gerais é um dos Estados que mais registram a ocorrência de raios por ano. Atualmente, Minas está na quarta colocação do ranking nacional, com média anual de 1,05 milhão de descargas atmosféricas. De acordo com Ruibran dos Reis, essa posição se deve à área geográfica de Minas, que é a quarta maior do Brasil, com mais de 586 mil km².

 

Nos três primeiros meses do ano, a Cemig registrou a ocorrência de 216 raios em Belo Horizonte. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, essa incidência de descargas atmosféricas se concentrou em janeiro, quando ocorreram temporais, enquanto, em fevereiro, predominou uma grande massa de ar quente, que dificultou a formação de nuvens de chuvas na região Central do Estado.

 

No ano passado, Belo Horizonte contabilizou a incidência de 2.227 descargas atmosféricas. As cidades de Uberaba e Juiz de Fora foram as que mais registraram descargas atmosféricas no ano passado. Veja abaixo o quadro com a ocorrência de raios nas principais cidades de Minas Gerais:

 

 

Região

Cidade

N° de raios

em 2009

Triângulo Mineiro

Uberaba

13.154

Zona da Mata

Juiz de Fora

8.364

Triângulo Mineiro

Uberlândia

7.705

Oeste

Divinópolis

2.434

Norte de Minas

Montes Claros

1.712

Leste

Governador Valadares

1.698

Sul de Minas

Varginha

599

 

 

Desligamentos

Os raios são a maior causa de interrupções acidentais no fornecimento de energia na área de concessão da Cemig. Somente no ano passado, foram 103.864 interrupções causadas por descargas atmosféricas no Estado. Esse número representa um terço (33,5%) do total de 310.228 desligamentos acidentais verificados pela Empresa em 2009.

 

 

Proteção

Aparelhos eletrônicos não são as únicas vítimas de uma tempestade com raios. O consumidor também deve estar atento para não ser atingido diretamente por descargas atmosféricas, procurando se abrigar durante as chuvas e mantendo-se distante de árvores ou grades metálicas. 

 

A Cemig protege seu sistema elétrico por meio de para-raios de baixa e média tensão, instalados em todos os transformadores da rede de distribuição. Porém as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente ou próximo às instalações dos consumidores ou, ainda, penetrar por outras vias que não a rede elétrica. Dessa forma, a Cemig recomenda que os consumidores também tomem medidas para proteger suas instalações.

 

De acordo com o engenheiro de operação Marcos Vinicius Carneiro, da Cemig, o consumidor pode se prevenir instalando equipamentos como para-raios, mas ele recomenda uma medida mais eficiente e econômica para evitar prejuízos: desligar da tomada os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como televisores e aparelhos de DVD. "Após o fim das descargas atmosféricas, que geralmente não duram muito tempo, o consumidor pode ligar os aparelhos novamente", esclarece.

 

Sempre que houver suspeita de que os danos a um equipamento tenham sido provocados por raios que atingiram a rede elétrica da Cemig, o consumidor deve procurar, primeiramente, o atendimento do Fale com a Cemig, pelo telefone 116, para solicitar o ressarcimento.

 

Confira algumas dicas:

O que você deve fazer dentro de casa:
· não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades
· evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica
· não ligue aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos
· afaste-se das tomadas e evite usar o telefone
· desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos
· desligue os fios de antenas dos aparelhos
· permaneça dentro de casa até a tempestade terminar

O que você deve fazer fora de casa:
· evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica
· afaste-se de veículos como tratores, motos, bicicletas e carroças, além de máquinas agrícolas
· mantenha-se afastado de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscina, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

sábado, 6 de março de 2010

Vacinação contra gripe começa nesta segunda, dia 8

Somente profissionais de saúde e indígenas serão imunizados nesta etapa, que termina em 19 de março. Demais grupos devem aguardar novas convocatórias
 
 A primeira etapa da estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica começa na segunda segunda-feira (8). Durante duas semanas, até 19 de março, somente os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias serão imunizados. O público-alvo é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde e 566.000 mil indígenas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dessas pessoas. Cada estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população, os locais e horários de vacinação.
 
Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.
 
"Por sua complexidade, esta campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Portanto, é fundamental a colaboração de todo o país para garantirmos o êxito em proteger, ao máximo, nossa população", avalia o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que reforça: "Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles têm maior risco de adoecer e morrer".
 
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro – em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios – ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de 6 meses a menos de 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
 
ETAPAS DE VACINAÇÃO – A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta para as datas das outras quatro etapas de vacinação (veja cronograma abaixo). A partir de 22 de março, a vacina estará disponível para três grupos: grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas (veja lista abaixo) e crianças de 6 meses a menos de 2 anos. As pessoas desses grupos terão até 2 de abril para ir a um dos locais indicados pela autoridade de saúde local.
 
As gestantes que engravidarem depois desse período terão a vacina garantida nas fases posteriores. As crianças de 6 meses as menos de 2 anos vão receber uma dose de vacina dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.
 
Adultos de 20 a 29 anos, mesmo sem problemas de saúde, devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril.
 
A etapa seguinte será dedicada à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que chega à 12ª edição, entre 24 de abril e 7 de maio. Nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos de idade devem tomar a vacina contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas vão receber, na mesma data, uma segunda dose de vacina, a da gripe pandêmica. Com essa estratégia, o idoso só precisará ir ao posto de vacinação uma vez.
 
A última fase ocorrerá de 10 a 21 de maio e é voltada para os adultos saudáveis de 30 a 39 anos.  
 
É importante reforçar que, em cada uma das etapas, os pontos de vacinação serão definidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é importante que a população compareça aos postos de vacinação na data estabelecida para o grupo ao qual pertence.
 
Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.
 

CAMPANHA PUBLICITÁRIA – Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), a partir desta segunda-feira (8). O serviço também estará acessível no hotsite www.vacinacaoinfluenza.com.br, criado pelo Ministério da Saúde; e em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Todas a peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudios para rádio, estão acessíveis no hotsite e no portal do Ministério. 

 
Também serão distribuídos 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.
 
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
 

Grupos Prioritários

Data da vacinação

Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia

08/03 a 19/03

Indígenas

Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04

 

Doentes crônicos – veja lista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.)

22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a menores de dois anos

 

22/03 a 02/04

 

População de 20 a 29 anos

05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos

10/05 a 21/05

ALGUMAS DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO

 

Os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações

 

Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril

 

·        Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);

·        Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);

·        Asmáticos (formas graves);

·        Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;  Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);

·        Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

·        Diabetes mellitus;

·        Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

·        Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

·        Doença hematológica (hemoglobinopatias);

·        Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

·        Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

·        Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

 

Agência Saúde



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Uniube sedia pré-congresso de Psicologia

A Universidade de Uberaba (Uniube) será sede do pré-congresso do VII Congresso Regional de Psicologia de Minas Gerais. A informação é da diretora do curso de Psicologia da instituição, professora Eliane Cordeiro. Ela conta que os dois eventos da Região Triângulo II, que subsidiarão as discussões políticas da categoria dos psicólogos para o próximo triênio do Sistema Conselhos de Psicologia, serão representados por professores da Uniube.

A professora Julliana de Paula Medeiros, do curso de Psicologia e conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, proferirá palestra sobre a Democratização do Sistema Conselhos, no evento preparatório do VII Congresso Regional de Psicologia em Araxá, no dia 6 de março, às 9h, na Associação de Psicólogos de Araxá, localizada na avenida Prefeito Aracelly de Paula, 1225.

O professor Walter Mariano de Faria Silva Neto, do curso de Psicologia, proferirá palestra sobre o tema "Congressos Nacionais de Psicologia: espaços de construção do processo democrático, no pré- congresso do VII Congresso Regional de Psicologia", no dia 13 de março, às 9h, no anfiteatro Cecília Palmério, localizado na avenida Guilherme Ferreira, 217, em Uberaba.
 
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação
Universidade de Uberaba (Uniube)

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura