sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pode Crê! Chega na cidade de Araxá e capacita 80 jovens da região

BELO HORIZONTE (28/05/10) - A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, e a ONG AIDS Vhiver realizam neste sábado (29), às 10h, em Araxá, no Alto Paranaíba, a cerimônia de formatura de 80 jovens, da região, capacitados pelo projeto de educação sexual e cidadania Pode Crê!. O evento acontecerá no Clube Araxá, na rua Presidente Olegário Maciel, 333, Centro de Araxá.

As oficinas do projeto foram realizadas nesta semana com jovens de 15 a 24 anos, em situação de risco social, dos municípios de Araxá, Tapira e Frutal. Durante o curso, eles trabalharam com 11 temas relacionados à cidadania, direitos humanos e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids, às drogas e à gravidez não planejada. E debateram a cerca de moral e ética, relação de gênero, prevenção às DST/Aids e às drogas, gravidez não planejada e viver com Aids. As aulas foram dadas por jovens integrantes da ONG Vhiver, em sua maioria soropositivos, que relataram as próprias experiências. A carga horária foi de 15 horas/aula.

Em 2009, o projeto beneficiou 76 jovens de Belo Horizonte e entorno. Neste ano, oficinas foram realizadas em Belo Horizonte, nos bairros Taquaril, Serra e Barreiro, em Contagem e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O processo de interiorização já aconteceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em Uberaba, no Triângulo. A agenda segue posteriormente para Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, com oficinas nos dias 22/06, 23/06, e formatura em 24/06. Em São Sebastião do Paraíso, no Sul do Estado, as atividades acontecerão nos dias 28/06, 29/06 e diplomação em 30/06. A previsão é que em 2010 o projeto atenda a mais de 250 jovens.

Informações na Coordenadoria Especial da Juventude pelo telefone 31 3349-2831 oudiresp@juventude.mg.gov.br.

Agência Minas
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Araxá recebe a turnê regional da Filarmônica de Minas

Com apresentação gratuita, concerto acontece na Fundação Cultural Calmon Barreto 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia sua temporada de turnês pelo interior do Estado. No dia 15 a cidade mineira de Araxá recebe a Filarmônica e tem a oportunidade de assistir ao concerto da Orquestra que vem sendo aplaudida em todo o Brasil. A apresentação tem entrada franca. 

Sob regência do maestro Marcelo Lehninger, regente assistente da Orquestra, o repertório contempla os chamados "clássicos populares" apresentando obras bastante conhecidas de Mozart – As Bodas de Fígaro: Abertura, Chopin – Polonaise, com orquestração de Glazunov, Verdi – Vésperas Sicilianas: Abertura, Mendelssohn – Sinfonia nº4, 1º movimento, Tchaikovsky – Valsa das Flores, Copland – Fanfarra para um homem comum, Piazzolla – Oblivion, orquestrada por Fabio Mechetti, e Ginastera – Malambo. 

Em Araxá o concerto se realiza no dia 15, às 20h30, na Fundação Cultural Calmon Barreto, com apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Calmon Barreto, além do patrocínio da CBMM. A apresentação tem o patrocínio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. 

Repertório 

Segundo o maestro Marcelo Lehninger, o programa selecionado para esta turnê faz uma viagem musical ao redor do mundo. O concerto tem início com a peça As Bodas de Fígaro: Abertura, obra bastante conhecida do alemão Wolfgang Amadeus Mozart que, como o próprio título diz, faz referência à abertura do espetáculo, com o propósito de chamar a atenção do público para o concerto que se inicia. Em seguida, em homenagem ao bicentenário do compositor polonês Frédéric Chopin, a Filarmônica executa Polonaise, composição para piano que recebeu orquestração do russo Aleksandr Glazunov. 

A viagem musical segue rumo à Itália e a Orquestra apresenta Vésperas Sicilianas: Abertura, de Giuseppe Verdi, que faz referência ao episódio da libertação da Sicília, com a revolta dos italianos seguida do massacre dos invasores à ilha. O alemão Felix Mendelssohn, após uma viagem ao "país da bota", encantou-se pela cultura local e compôs sua 4ª Sinfonia, conhecida como Sinfonia Italiana, na qual as danças populares da Itália fornecem alguns dos motivos musicais da obra. Do russo Piotr Ilich Tchaikovsky o público confere Valsa das Flores, peça também bastante popular que integra o balé O Quebra Nozes, última composição do gênero escrita por Tchaikovsky. 

Da Europa, o programa parte para as Américas e é do norte-americano Aaron Copland a obra que a Filarmônica executa em seguida. Fanfarra para um homem comum, composta na década de 1940 para metais e percussão, foi escrita exatamente pensando no dia-a-dia de um homem comum, que trabalha para sobreviver. Os argentinos Astor Piazzolla e Alberto Ginastera encerram o concerto, respectivamente, com Oblivion, tango orquestrado pelo maestro Fabio Mechetti, e Malambo, última dança de Estância: Suíte de Balé, peça muito dançante e empolgante. 

Marcelo Lehninger

 

Um dos jovens maestros brasileiros de maior destaque no panorama internacional, o carioca Marcelo Lehninger faz sua primeira apresentação com a Filarmônica de Minas no Festival Tinta Fresca. O maestro conduzirá também a Orquestra nos Concertos para a Juventude, Didáticos e Clássicos no Parque, além de algumas turnês estaduais.

 

Lehninger atuou como regente substituto da National Symphony Orchestra de Washington DC e, durante a temporada 2007/2008, foi diretor musical da Youth Orchestra of the Americas, a convite de Plácido Domingo. Em 2009 foi selecionado para participar do Malko Competition for Young Conductors, na Dinamarca, e regeu a Danish Radio Symphony Orchestra em Copenhague.

 

Premiado no I Concurso Nacional para Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho, no Rio de Janeiro, em 2001, passou a dirigir a Orquestra Petrobrás Sinfônica em diversas ocasiões. Como regente convidado, atuou à frente da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina.

 

Nos Estados Unidos, regeu a Conductors Institute Orchestra em Nova York, Jacksonville Symphony Orchestra, Fairfax Symphony Orchestra. Em 2008, realizou uma turnê com a Youth Orchestra of the Americas, regendo concertos no Brasil, Argentina e Uruguai com o pianista Nelson Freire. Nos Estados Unidos foi convidado a reger a National Symphony Orchestra.

 

Recentemente foi selecionado para assumir o cargo de regente assistente na Boston Symphony Orchestra, a partir de 2011. 

Serviço:

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Araxá – Dia 15 de maio, às 20h30

Fundação Cultural Calmon Barreto – Pça. Arthur Bernardes, 10 – Centro

Agência Minas
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br