quinta-feira, 28 de julho de 2011
Araxá sediará em agosto o 7º Simpósio Pesquisa dos Cafés do Brasil
terça-feira, 26 de julho de 2011
Muros de escola estadual na cidade de Araxá ganham reprodução de obras de arte
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Servas - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos
Servas promove, até o dia 28, em Araxá, capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos de instituições de mais 18 municípios da região
O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) começa, nesta segunda-feira (25/07), novas capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Araxá. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu e Araxá. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.
Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade, atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs. Além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.
Realizados por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, os cursos serão realizados até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.
A capacitação está sendo promovida para as equipes de ILPIs das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.
Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.
"O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem", avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa: "Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários".
Instituições atendidas
Esta é a segunda capacitação realizada no pólo de Araxá para atender as entidades de assistência ao idoso na região. Na primeira, oferecida de 11 a 14 de julho, foram atendidas 19 entidades de: Arapuá, Casa de Repouso São Vicente de Paulo; Araxá, Recanto do Idoso de São Vicente de Paulo; Araxá, Associação Evangélica Lar Ebenézer; Araxá, Obras Assistenciais Eurípedes Barsanulfo; Campos Altos, Vila Vicentina de Campos Altos SSVP; Conquista, Conferência Vicentina de Nossa Senhora de Lourdes; Estrela do Sul, Asilo São Vicente de Paulo de Estrela do Sul; Frutal, Assistência Soc. Pio XII/ Asilo Pio XII; Guimarânia, Asilo São Vicente de Guimarânia; Ibiá, Vila Padre Agostinho Klinger DA SSVP; Lagoa Formosa, Casa de Repouso Obra Unida a SSVP de Lagoa Formosa; Nova Ponte, Lar dos Idosos Padre Panfílio; Perdizes, Asilo São Vicente de Paulo; Rio Paranaíba, Casa de Repouso Confrade Antônio do Carmo Pimenta; Sacramento, Lar São Vicente de Paulo; São Gotardo, Asilo São Vicente de Paulo.
De 25 a 28 serão capacitados dirigentes e cuidadores de idosos de 21 instituições de: Araxá, Associação Evangélica Lar Ebenézer; Araguari, Abrigo de Velhos Cristo Rei; Cachoeira Dourada, Casa Lar São Francisco de Assis; Campina Verde, Asilo Padre João Anesi; Canápolis, Abrigo dos Velhos Desamparados João Pedro Valadão; Capinópolis, Abrigo Frederico Ozanan; Carmo do Paranaíba, Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia de Carmo do Paranaíba; Itapagipe, Abrigo Jerônimo Paulo Assunção; Iturama, Abrigo do Idoso Sol Nascente; Limeira do Oeste, Lar São Pedro; Monte Carmelo, União Alan Kardec/Lar dos Idosos; Prata, Lar São Vicente de Paulo-Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo; Santa Vitória, Lar dos Idosos Dionísio Souza Santos; Tupaciguara, Asilo São Vicente de Paulo; Uberaba, Comunhão Espírita Cristã/Lar André Luiz; Uberaba, Lar da Caridade/ Hospital do Pênfigo; Uberaba, Lar dos Idosos Dona Ines Maria de Jesus; Uberlândia, Lar Espírita André Luiz; Uberlândia, Legião da Boa Vontade/Lar Alziro Zarur.
Polo – Araxá
Data: 25 a 28 de julho
Horário: 8h às 18h
Local: SESC - Rua DR. Edmar Cunha 150 (próximo ao Parque de Exposição) - Telefone-(34) 3661-4683.
Angela Labanca | Comunicação | Servas
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Mostra Artística TIM ArtEducAção em Araxá - hoje (11)
"Grande Hotel – Gigante da Terra do Sol" é o tema do espetáculo oferecido para a cidade, dia 11 de julho, com entrada franca
É no clima dos anos de 1940 e 1950 que a Mostra Artística do TIM ArtEducAção vai ser apresentada em Araxá. O ilustre protagonista é o Grande Hotel, ambiciosa construção, que se impõe pela beleza não só da arquitetura, mas também pelas marcas deixadas na história da cidade e do País. O espetáculo será realizado dia 11 de julho, às 19h30, no Cine Teatro do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O evento é aberto ao público.
A articuladora do Programa na cidade, Maria Amália Dumont de Oliveira, conta que o espetáculo vai girar em torno da história de Francisco Matias de Oliveira, um dos primeiros funcionários do luxuoso hotel. "A Mostra vai abordar de maneira poética da história do Grande Hotel de Araxá. A história do senhor Francisco diz muito sobre o hotel, a cidade e as transformações ocorridas na época", explica.
Para o idealizador do programa TIM ArtEducAção, Marcelo Soares de Andrade, "a mostra artística representa muito mais do que uma apresentação dos resultados das oficinas, elas concretizam todo o trabalho feito conectando as mesmas a partir de um tema central no qual o espetáculo se desenvolve, permitindo o encantamento e formação de platéias. A magia da arte então se manifesta. É um orgulho para os alunos, que participam no palco, e para os pais que presenciam, muitos pela primeira vez, o poder transformador da arte", afirma.
A diretora artística da Mostra em Araxá, Wanilza Aparecida Vieira, adianta alguns detalhes do espetáculo. "É impossível falar do Hotel sem citar as pessoas que ali trabalham. Por isso, vamos homenagear alguns funcionários e ex-funcionários do grande Hotel. O senhor Francisco é uma figura poética e de grande importância, já que trabalhou no hotel por 35 anos. Vai ser tudo muito bonito e emocionante".
Para a apresentação, foi composta a canção "O Primeiro Sol", de autoria do William Bruno, arte-educador da oficina de música. "A música foi criada especialmente para a peça e está emocionante. Consegui destacar a importância do Hotel para Araxá e seus moradores", afirma. Estão sendo trabalhadas outras músicas para a Mostra. O objetivo é contextualizar a época através das canções. "Vamos contar a história da cidade através da música. Escolhemos musicas das décadas de 1940 e 1950. As marchinhas e chorinho lembram bem as festas do grande Hotel e o jazz homenageia o cassino. Foi muito gratificante ver as crianças vencerem o desafio de cantar em inglês", completa. Foi montado um coral de 30 vozes, com crianças de 8 a 13 anos de idade. Para o arte-educador, a música tem grande importância na formação das crianças. "É muito bom poder levar músicas de qualidade para os alunos. Assim eles aprendem um pouco da cultura musical brasileira", exalta.
Quem também vê o grande desenvolvimento das crianças é a arte-educadora da oficina de dança de Araxá, Ana Cláudia Silva Fernandes. "Vejo as meninas com outra postura. Elas estão mais calmas, centradas e despertas pra vida", diz. Mas toda essa calma acaba quando o assunto é a Mostra Artística. "Elas estão eufóricas, com muita vontade de se apresentar no palco. O grande Hotel é cheio de histórias bonitas e não só as crianças, mas também todos os espectadores, vão poder se deliciar com o luxo, glamour e beleza do hotel e de sua história", revela.
Há 10 anos oferecendo oficinas artísticas a cerca de cinco mil alunos da rede pública de ensino, em 12 cidades mineiras, o TIM ArtEducAção proporciona aos alunos a oportunidade de não só aprender uma arte como também desenvolver o seu lado cidadão, atuando de forma ativa em sua comunidade.
Capacitação
Uma das novidades do ANO 10 foi a ampliação da capacitação dos arte-educadores, que participaram de oficinas de maquiagem, figurino, cenografia, adereçaria e iluminação no Centro de Produção Técnica da Fundação Clóvis Salgado, na Vila Marzagão, em Sabará (MG). Eles também passaram por mais uma capacitação com idealizador do Programa, Marcelo Soares de Andrade, que percorreu todas as 12 cidades ministrando a oficina Diálogos Sobre Construção do Espetáculo. "Foi muito importante a experiência do Marcelo para analisar o texto. Ele conseguiu nos auxiliar nas questões para valorizar a cultura local", exalta Wanilza Aparecida Vieira, diretora artística da Mostra em Araxá.
Participação
O Grupo Tauá, responsável pela administração do Grande Hotel, é parceiro do TIM ArtEducAção e recebeu o Programa de braços abertos. A Secretaria Municipal de Educação realiza o TIM ArtEducAção dentro de cinco escolas da rede pública de ensino, inclusive em uma escola rural.
"Além das grandes transformações sociais que o programa vem acumulando ao longo de 10 anos, é importante ressaltar também a parceria e a integração que ele promove entre as iniciativas pública, privada e terceiro setor, formando o verdadeiro tripé sustentável do investimento social. É um programa conduzido e administrado de forma profissional, sem que os profissionais envolvidos percam a sensibilidade necessária para utilizar a arte como instrumento que proporciona novas oportunidades", destaca o diretor Consumer da TIM em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, Fernando Mota.
Desenvolvido em várias cidades do Estado, o TIM ArtEducAção está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Realizado desde 2001 o Programa tem obtido resultados positivos nas cidades mineiras beneficiadas pela iniciativa. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela TIM, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A Prefeitura Municipal de Araxá é parceira do Programa, através da Secretaria Municipal de Educação que é realizadora do TIM ArtEducAção na cidade há seis anos.
SERVICO
Mostra Artística TIM ArtEducAção em Araxá
Data: 11 de julho, às 19h30.
Local: Cine Teatro do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, Avenida do Contorno, nº 80, Estância do Barreiro.
Entrada franca, sujeita à lotação do teatro (460 lugares)
Flávia Rios | Rede
--FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Cardiologista de Uberaba profere palestra em Araxá
Doutor em Medicina (área de cardiologia) pelo InCor /FMUSP – SP e especialização em IVUS (Ultra-som intracoronário) pela Cleveland Clinic Foundation (EUA), De Martino explicou as diferenças atuais na incidência de doenças cardiovasculares entre homens e mulheres, especialmente com a mudança de perfis na sociedade moderna. Abordou os fatores de risco e revelou como a mulher pode prevenir a doença cardiovascular.
Especialista em Cardiologia Intervencionista pela SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) e Cardiologia pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), além de em Clínica Médica pela SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica), De Martino ainda destacou os indicadores para uma boa saúde cardíaca.
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura