sexta-feira, 16 de março de 2012

Excelência dos Araxás


Ninguém é excelente por acaso. O nome “Excelência dos Araxás” foi muito bem escolhido pela turma de promotores de um dos maiores leilões de elite da raça girolando. No dia 13 de abril os aconchegantes pavimentos do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá receberá criadores e investidores de todo Brasil, que terão a oportunidade de adquirir a melhor genética girolando disponível no mercado.

A equipe de promotores é formada pelos consagrados criatórios: Fazenda Congonhas, Fazenda Engenho, Tropical Genética, Fazenda Córrego Branco e Sítio Monte Alegre que abriram as porteiras da fazenda disponibilizando os principais animais de cada plantel. Serão 35 lotes, sendo que 20 são dos promotores e 15 lotes convidados.

Tradição, Seleção e Toneladas de Leite!

Fazenda Congonhas
A Fazenda Congonhas capitaneada por Pedro Ananias de Aguiar e seu filho Gustavo Aguiar é um exemplo de produção agropecuária com excelência. A fazenda conta com quatro núcleos de produção: leite, café, cana e lavoura branca. 
No núcleo leite, o rebanho é formado por aproximadamente 800 animais da raça girolando e algumas matrizes Gir, utilizadas para o melhoramento genético do Girolando. A Congonhas produz 5.000 litros/dia, com 220 vacas em lactação trabalhadas em três ordenhas diárias. “Nosso objetivo é colocar até 350 vacas em lactação na ordenha, produzindo em média 23 kg nas águas e 27 kg na seca”, sustenta Gustavo Aguiar. É importante ressaltar que são animais rústicos, adaptados a produção a pasto, animais provados e com controle leiteiro oficial.

Fazenda Engenho
Uma tradição que atravessa séculos. A Fazenda Engenho há gerações traz o investimento no agronegócio nas veias. Fundada em 1830, a propriedade é hoje administrada por Leandro Aguiar e seu irmão Antônio Ananias. A fazenda acumula várias atividades, pecuária de leite e corte, lavoura de milho e soja, além de cana. 

Em 2006, por iniciativa de Antônio Ananias, irmão de Leandro, iniciou-se o processo de criação de animais Girolando, utilizando-se as melhores matrizes leiteiras da raça Gir em trabalho de inseminação artificial com os melhores touros provados da raça Holandesa. O resultado disso pôde ser comprovado em sua primeira participação com o Girolando, em exposições, tendo sido Melhor Criador de Girolando 1/2 Sangue na concorrida Exposição Agropecuária de Passos (MG) em 2010. “objetivando maior qualidade e produtividade definimos os princípios básicos da seleção da Fazenda Engenho, tanto no Gir Leiteiro e no Girolando: qualidade com produtividade e rentabilidade”, ressalta Antônio.

Tropical Genética
 A Tropical Leite produz leite em dois sistemas. Um deles se dedica especialmente ao rebanho Girolando. Esse setor é voltado para produção de leite e a seleção genética é voltada a sólidos, composto de úbere, pernas e pés, buscando sempre animais longevos.
O outro sistema se dedica à criação da raça Gir Leiteiro. Os princípios de seleção que norteiam a produção de leite de Gir são muito parecidos com o sistema de Girolando, em que são ressaltados produção, sólidos, úbere, pernas e pés e longevidade. Nos últimos controles, foram produzidos em média mais de 1.300 litros de leite/dia, com produtividade de aproximadamente 16 litros por vaca/dia. Os números da Tropical são ainda maiores, quando somados com a produção de leite da raça Girolando, a empresa ultrapassou a marca de 8.000 litros/dia. Desses dois sistemas de produção são selecionadas as doadoras da Tropical.

Fazenda Córrego Branco
A Fazenda Córrego Branco iniciou suas atividades em 1997, com o projeto básico de produzir 6.000 sacas de café/ano em 90 HA de terra, e 3.000 litros de leite/dia. No ano de 2002, incentivado por grandes criadores a inseminar algumas de suas matrizes holandesas com sêmen de touro da raça Gir, Paulo deu inicio a produção de animais da raça Girolando. Satisfeito com os animais oriundos desse cruzamento fez uma alteração em seu projeto inicial de produzir café e leite. Sendo assim, adquiriu 200 matrizes da raça Gir, no ano de 2004, e passou a produzir café, leite, animais das raças Holandesas, Gir Leiteiro e Girolando. Logo, começou a vender algumas fêmeas em leilões promovidos por amigos produtores e em exposições. “Hoje empregamos as mais modernas técnicas para reprodução de bovinos, como inseminação artificial utilizando sêmen convencional e sexado, transferência de embrião e, a mais utilizada hoje, a F.I.V. (Fecundação in Vitro)”, afirma Paulo Ricardo. 

Sítio Monte Alegre
Nelson Ariza é empresário no ramo petroleiro, mas a paixão pela vida no campo sempre o acompanhou.  Em 1997 teve a oportunidade de adquirir uma propriedade em São José do Rio Preto, abraçou a chance e começou a procurar raças leiteiras através de indicação de amigos e levando em consideração a questão do espaço, visto que a propriedade não era grande. Encontrou, então, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e conheceu o técnico, Jesus Lopes, que fez uma visita em sua propriedade. “A partir daí, comecei a me interessar mais pela raça e iniciei o investimento”, afirma.
Todos os animais da fazenda são provenientes de acasalamentos direcionados e orientados pela dupla de Assessores Boi e Celso Menezes, utilizando sempre as tecnologias de IATF, TE, FIV. 
O foco da propriedade é genética, e o Sítio Monte Alegre a cada ano vem melhorando seu plantel, e conquistando a cada pista de julgamento, a cada leilão, mais credibilidade e confiança dos investidores. Nelson é também proprietário de quatro touros de Central: Vilão Te Alegre, Curimã I, Cirumã III e Fergus Alegre, todos touros na bateria da Alta Genetics. O touro Vilão foi o que mais teve sêmen comercializado no ano de 2009.

Oportunidade única
Toda essa genética e tradição na criação de girolando estará disponível durante o Leilão Excelência dos Araxás, no dia 13 de abril, no salão nobre do Grande Hotel de Araxá. Um cenário de cinema para receber os melhores animais do Brasil. Venha participar desta noite de gala e levar para a sua propriedade doadoras consagradas e bezerras prontas para estrear em pista. Um show de qualidade.

Gustavo Ribeiro |  ML

quarta-feira, 14 de março de 2012

Projetos de educação sanitária têm continuidade no município de Araxá

Município trabalha com os projetos Sanitaristas Mirins, Sanitarista Juvenil e Conservação das Florestas/Bioma Cerrado na região

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), através do escritório seccional de Araxá, a Secretaria Municipal de Educação e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), lançaram os projetos Sanitaristas Mirins, Sanitarista Juvenil e Conservação das Florestas/Bioma Cerrado na região.

As atividades de educação sanitária desenvolvidas em Araxá destacam-se pela adoção de um currículo adaptado nas escolas rurais, em conformidade com o parecer do Conselho Estadual de Ensino CEE/MG nº 1.132/97. São utilizados conteúdos e metodologias apropriadas às peculiaridades da vida rural, com informações sanitárias da agropecuária para os professores, alunos e familiares, favorecendo novas condutas relativas à sanidade animal, vegetal, segurança alimentar e conservação do meio ambiente.

O Projeto Sanitaristas Mirins faz parte do programa do Governo de Minas. Em 2011, atingiu 18.673 escolares. Já em 2012, pretende envolver 19.987 alunos e professores em todo o Estado. Em Araxá, iniciou-se em 2007, sendo desenvolvido em seis escolas municipais rurais e atualmente, está presente em cinco estabelecimentos de ensino, envolvendo alunos do 5º ano. Neste projeto, os alunos e professores recebem do IMA todo material didático, (livro, DVD com palestras, filmes e textos, manual do professor, pastas, blocos e folders). Os conteúdos são desenvolvidos com a participação efetiva dos professores e parceiros, treinados pelo Instituto.

Já o Sanitarista Juvenil, que é piloto em Araxá desde 2010, foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo IMA, a partir da constatação da necessidade de dar continuidade ao Sanitaristas Mirins. O projeto envolve capacitação de jovens multiplicadores do 6º ao 8º ano, de cinco escolas municipais da zona rural, através de aulas teóricas e práticas de acordo com a proposta curricular da Secretaria Estadual Municipal de Educação, abordando os temas produção animal e agrícola sustentável, preservação ambiental e segurança alimentar. O sanitarista juvenil repassa seus conhecimentos adquiridos à comunidade escolar, envolvendo ainda, os pais e proprietários rurais.

A gerente dos Projetos, Elisabeth Rios, afirma que o sucesso deve-se às parcerias firmadas não só com a Secretaria de Educação e a CBMM, mas também com a Emater local, Senar, cooperativas, associações rurais, ONGs, Laboratório Hertape e outros órgãos governamentais. "Os estudantes serão aliados no desenvolvimento sustentável, compreendendo melhor o ambiente e contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade. Os programas de educação sanitária são essenciais para conscientizar as futuras gerações sobre a importância de se adotar, desde cedo, práticas agropecuárias responsáveis, focadas na sustentabilidade", afirma. 

via http://www.agenciaminas.mg.gov.br
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO