quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fundação Bunge promove encontro cultural em Araxá

Encontro cultural em Araxá mostra como as artes cênicas colaboram para o ensino de conteúdos científicos

O Centro de Memória Bunge, da Fundação Bunge, promove mais um encontro dentro de sua programação das Jornadas Culturais 2009, desta vez em Araxá (MG), no dia 18 de junho. O evento terá uma programação diferenciada, que une técnicas de Artes Cênicas para facilitar o aprendizado de conteúdos científicos. "O objetivo é ensinar Ciências de uma forma lúdica, mesclando recursos artísticos e tecnológicos com o acervo disponível em museus e centros de exposição", explica Marilúcia Bottallo, coordenadora do Centro de Memória Bunge. 

As inscrições para a jornada cultural "Estátua ou Esconde-Esconde no Museu? Dinâmicas da Interface Ciência&Arte e suas Contribuições à Educação Não Formal" são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundação Bunge (www.fundacaobunge.org.br).  Além da apresentação de conceitos teóricos, a programação prevê também a realização de uma oficina de artes cênicas, mostrando como é possível realizar a interface entre ciência, arte e tecnologia para que os estudantes despertem a curiosidade por conteúdos de Física, Química, Biologia, Astronomia etc, que ficam mais fáceis de serem compreendidos. "Escolhemos uma dinâmica muito especial para o nosso encontro em Araxá, porque esta cidade mineira tem especial predileção pelo teatro", acrescenta Marilúcia. 

A condução do workshop será de Adenilson Matos, coordenador de Eventos e criador do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência da USP (Universidade de São Paulo), com experiência também como diretor de teatro, ator de cinema, artista circense e dançarino. Os participantes poderão conhecer algumas das dinâmicas e produções realizadas pelo Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, um centro de ciências interativo, localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa, recebendo anualmente cerca de 400 mil pessoas, entre estudantes e público geral. 

"As Jornadas Culturais são uma iniciativa do Centro de Memória Bunge com o objetivo de compartilhar o conhecimento em áreas ligadas à cultura, à preservação da memória, à educação e à inclusão social, usando o material disponível em acervos museológicos como ferramentas para se entender melhor o contexto em que vivemos e interagimos na sociedade hoje", complementa a coordenadora do Centro de Memória Bunge. A Jornada Cultural de Araxá será realizada no dia 18 de junho, das 9h às 17h, no Memorial Araxá, na Avenida Antonio Carlos, 116.  

Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalhou evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.

As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Professores do Brasil, Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge). 

CDN Comunicação Corporativa
www.cdn.com.br



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.