quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nesta sexta, 25, tem início em Araxá, o XI Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas Gerais

Com o tema "O jornalista profissional na construção de um projeto para o Brasil", será realizado de 25 a 27, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, o XI Congresso Estadual dos Jornalistas de MG, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O evento pretende debater a atual realidade do jornalista profissional, as ações necessárias para melhorar as condições de trabalho e o fortalecimento da categoria. 

O último congresso foi realizado em 2008, em São João del-Rei. A 11ª edição é preparatória para o 34º Congresso Nacional a ser realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre. 

Programação:

"A conjuntura política brasileira e as eleições presidenciais de 2010" será o tema a ser debatido por Plínio Soares de Arruda Sampaio Júnior e Marcos Coimbra. Plínio é economista, professor na Unicamp. É autor do livro "Entre a Nação e a Barbárie", além de organizador de "Capitalismo em Crise: A Natureza e a Dinâmica da Crise Econômica Mundial". Já Marcos Coimbra é cientista político, diretor do instituto de pesquisa de opinião Vox Populi e PHD em Ciências Sociais pela Universidade de Manchester. Além de consultor de campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, ele é colunista dos jornais Correio Brasiliense e do Estado de Minas, e também professor e pesquisador da UFMG. 

"A Convergência de Mídias e a Precarização do Trabalho" será discutida por Juliano Maurício de Carvalho e César Bolaño, que além de jornalista é pós-doutor pela USP na área de Ciências Econômicas. César é ainda orientador do Laboratório de política de comunicação da Unb. Já publicou livros nas áreas de políticas públicas de comunicação, mercado de trabalho, tecnologias, desafios da digitalização e da convergência, entre outros. Juliano é conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, doutor em Comunicação Social e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lacotec) da Unesp.

Haverá ainda mesa redonda sobre o tema "Jornalismo: formação profissional, regulamentação e ética" com Leandro Fortes, repórter da revista Carta Capital que já atuou pelos mais importantes veículos de comunicação do país e é criador do Curso de Jornalismo On-Line do Senac do Distrito Federal. Leandro é autor de vários livros, entre eles "Cayman: O Dossiê do Medo" e "Jornalismo Investigativo". Leandro debate a questão com Rogério Christofoletti, jornalista mestre em linguística que tem artigos publicados em quase toda a América Latina e em Portugal. Já lançou e co-participou de vários livros e desenvolveu projetos de investigação científica com financiamento de várias entidades, entre elas CNPq, UOL e Unesco. Rogério já coordenou a Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) e, atualmente, é uma das lideranças do Observatório da Ética Jornalística. 

 

Serviço:

Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas Gerais.

Araxá, de 25 a 27 de junho de 2010

Informações adicionais (31) 3224-5450/5011 ou www.jornalistasdeminas.org.br

Vanessa Albergaria | SJPMG – Assessora de imprensa

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.